segunda-feira, 13 de julho de 2015

Pantanal: O Recanto dos Peixes




Ocupando 250,00 Km² de extensão o  pantanal é considerado a maior planície alagada do mundo. Agora se olharmos mais de “perto” vemos que se tratando do território nacional o bioma do pantanal é o menor entre todos os outros biomas em se tratando de extensão territorial ocupando apenas 1,76% do território brasileiro ( lembrando que o maior é a Amazônia com 49,29%).
A maior parte do pantanal encontra-se em território brasileiro (60%), dividindo o restante (40%) entre Paraguai e Bolívia. A biodiversidade pantaneira é incrível! Mas hoje em especial vamos destacar a grande diversidade de peixes que se encontram no pantanal e torna esse bioma um dos mais incríveis do planeta.
Por ter um grande volume de água, a quantidade de peixes é imensa e diversificada em cores, tamanhos e sabores também, com um pouco mais de 260 espécies encontradas, o que faz com que muitos moradores do pantanal sobrevivam somente da pesca ou piscicultura. Quando acontece a vazante, período em que as águas abaixam enormes quantidades de peixes ficam retidas em lagoas que servem de alimento há aves como garças, socós e tuiuiús; assim como também a jacarés e ariranhas.
O maior exemplar de peixe encontrado no pantanal destaca-se o jaú que pode chegar a 120 kl e 1,50 mt de comprimento. Entre as espécies mais perigosas encontra-se a piranha, muito apreciada na culinária local. Espécies que também merecem destaque: pacu, pintado, piraputanga, cará, cachara e dourado.

                  

                                                                                                        Jaú 


    Cidades turísticas como Bonito por exemplo, exploram esta variedade de peixes de forma sustentável e agradável, com passeios onde você pode apreciar lindos exemplares sem ter que retirá-los de seu habitat através de mergulhos e flutuação. A cidade de Corumbá tem em sua maior atração a culinária com peixes pantaneiros.

              

                                                                             Piraputangas em Bonito – MS


Por seus peixes, fauna em geral e flora, o pantanal é um lugar de rara beleza. Um bioma único no mundo que vale a pena conferir, conhecer e o mais importante: PRESERVAR!

Deya Dias - Ambientalista
Dourados - MS
13/07/2015


2 comentários: