domingo, 20 de setembro de 2015

Os Benefícios da Policultura


Você sabe o que significa Policultura?
Basicamente significa o cultivo de várias espécies de produtos agrícolas em uma mesma propriedade simultaneamente ou por rotação de terra. Ex: milho, cenoura e batata. Prática de forma totalmente sustentável e saudável, alimentos diversificados, cultivo de forma 100% natural e orgânica, forma de renda e sustento familiar são algumas dos inúmeros benefícios da policultura.
Na policultura o solo não sofre tanta degradação como na monocultura. 
Entendendo a monocultura: quando há somente um tipo de plantação cultivada, como a soja por exemplo. Quando há apenas um tipo de cultivo em uma área extensa os chamados latifúndios, há terrível degradação do solo, pois não há renovação. Pra se ter idéia até mesmo a biodiversidade animal daquela região pode sofrer com a falta de alimento que antes era farta, falta de abrigo devido ao desmatamento, super população de certos tipos de insetos, contaminação do solo devido ao alto uso de agrotóxicos e inseticidas, manipulação genéticas de plantas para ficarem mais resistentes a pragas (AGM´s) entre outros.
Um país monocultor pode ter sérios problemas de desenvolvimento econômico, pois dependerá apenas daquela espécie de cultivo, quando houver baixo cultivo, queda nos preços e alteração da qualidade do produto devido a mudanças climáticas sua economia ficará prejudicada.


                                                           Exemplo de Monocultura


Agora que já conhecemos os problemas da monocultura vamos conhecer os benefícios da policultura!
- A policultura normalmente é praticada por pequenos proprietários, comunidades, assentamentos, ou seja, basicamente uma agricultura familiar. O que gera renda para as famílias que usam da policultura como meio me sobrevivência.
- Livres de agrotóxicos. Produtos de policultura não necessitam uso de agrotóxicos e os fertilizantes são os de fosfato natural – alimentos 100% ORGÂNICOS!
- Preserva os recursos hídricos.
- Mantém os nutrientes naturais do solo.
- Renda familiar.
- Preserva flora e fauna natural da região, pois não é necessário desmatamento ou queimadas.
- Mantém o equilíbrio entre insetos polinizadores como a abelha fundamental para a continuação da vida no planeta terra.
Ainda segundos estudos teóricos, a policultura ajuda a controlar insetos que seriam “pragas” em plantações devido a biodiversidade de plantas cultivadas em um mesmo local.
Como se trata de uma agricultura familiar a policultura tem sido o meio de sobrevivência de várias famílias carentes no semi-árido brasileiro. Uma vez que os recursos naturais como a água nesta região do país é muito pobre. A prática da policultura é uma maneira de sobrevivência, renda mais principalmente de aproveitamento do solo. Este sistema de cultivo permite reter o máximo de umidade possível entre as plantas evitando assim a evaporação em grandes quantidades de líquidos. Permitindo também que até mesmo a umidade do ar fique mais agradável, até porque as chuvas nesta região são escassas e fracas quando caem.
Como funciona:
A prática é muito simples, existe uma pequena regrinha a ser seguida. Cada planta cultivada exerce uma função na policultura no semi-árido, imitando os processos de sucessão natural de espécies, utilizando plantas de ciclos curto (ex. feijão, rúcula), médio (ex. milho, girassol) e longo (ex. mamona, andu), mesclando-as com plantas arbóreas (ex. algodão mocó) e rasteiras (ex. abóbora, batata-doce, feijão de corda, melancia, maxixe). Seguindo esta regrinha evita-se a desertificação da região.



                                                                                                                               Exemplo de Policultura


O Projeto Policultura no semi-árido, iniciado em 1999 e finalizado em meados de 2011, foi desenvolvido pelo Instituto de Permacultura da Bahia (IPB). Sua realização deu-se através de um conjunto de práticas ambientalmente e economicamente sustentáveis, reunindo o conhecimento empírico dos pequenos produtores e o conhecimento técnico baseado nos princípios da agroecologia (práticas agrícolas baseadas nos sistemas da natureza) e da permacultura (sistema de design e planejamento de assentamentos sustentáveis). A proposta trazida pelo projeto entende a policultura como uma forma de imitar, o máximo possível, a natureza, onde convivem e cooperam, em um mesmo espaço físico, diversas espécies vegetais, possibilitando vários produtos agrícolas (IPB, 2007; 2012a).  (fonte: http://factsreports.revues.org/2558)
Projetos como este ainda são implantados em lugares onde existem poucos recursos naturais provando que é possível as famílias terem o máximo de segurança alimentar possível e sustento familiar financeiro. Em uma época onde a preocupação com a produção de alimento é grande, onde cada dias morrem mais e mais pessoas de fome, é possível ainda que meios como esse sejam cada vez mais difundido. Muito pode ser feito, pois a natureza é perfeita e onde os recursos são difíceis dá-se um “jeitinho”, muito pode nos ensinar a dona mãe natureza, dela vem toda a nossa sobrevivência desde o alimento ao ar que respiramos. Quanto a nós que temos a oportunidade de conhecê-la e respeitá-la, usar seus recursos que nos foi confiado com sabedoria e dividir nosso conhecimento para que mais pessoas possam reconhecer o valor que ela tem.
Andrea Dias - Ambentalista
Dourados – MS

20/09/2015

5 comentários:

  1. Que legal Deya, eu não sabia sobre a policultura, ainda mais a parte que diz que não precisa utilizar agrotóxico, quando há plantações de plantas variadas. Muito interessante essa matéria. Parabéns :D

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Cris!
    Que bom que você gostou, é muito legal levar carregar um pouco mais de conhecimento as pessoas!
    Bjo gde!!

    ResponderExcluir
  3. Verdade Deya, isso é muito bom, compartilhar conhecimento. =D

    ResponderExcluir
  4. Ohhhhh Obrigada!Me ajudou bastante no trabalho kk Abraços<3

    ResponderExcluir
  5. Obrigado,,
    Ajudou muito essas informações parabéns.

    ResponderExcluir