sexta-feira, 11 de setembro de 2015

MORCEGOS – QUASE TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER!



O que você sabe sobre morcegos?  - Que são os únicos mamíferos voadores! Que são noturnos! Alguns sugam sangue! Que viram vampiros! Todas corretas, exceto uma. Realmente, talvez o que você sabe sobre morcegos seja apenas o básico, ou o que se aprende em livros e filmes de terror. Por muito tempo e por muitas pessoas o morcego, um animalzinho pra lá de interessante tem sido discriminado injustamente sendo alvo de lendas e fábulas horríveis, tratado como um ser agourento, estranho e macabro. Nada disso! A simpatia e a importância deste bichinho irá te surpreender!
 Para começo de conversa as espécies de morcegos hematófagos (que se alimentam exclusivamente de sangue) são pouquíssimas. Das quase 1000 espécies de morcegos existentes no mundo apenas 3 são os temíveis sugadores de sangue, e os incidentes com humanos são raros, eles procuram animais selvagens e gado! A espécie que vive na América do Sul (inclusive no Brasil) é a maior entre os vampiros e chega a medir apenas 10 centímetros! – Viu? Não precisa ter medo! Mas, caso ocorra algum incidente com você saiba que será superficial, cirúrgico e QUASE indolor, morcegos vampiros usam um mecanismo chamado termorrecepção e mapeia os vasos mais próximos da pele, quando encontram e mordem usam a língua dobrada como um canudinho e sugam cerca de duas colheres de sopa de sangue (ah vai, quase nada)!
A grande maioria se alimenta de insetos e frutos, desempenham um papel importantíssimo no controle populacional de insetos. Saem para comer logo após o pôr do sol e voltam no amanhecer, comem cerca de 3000 insetos em uma só noite, isso aumenta seu peso em até 40%. No Brasil há cerca de 138 espécies de morcegos e estão espalhadas por todo o território nacional. A particularidade destes animais são as asas. Para entender bem como ela funciona basta olhar suas mãos: pois a estruturas delas e das asas dos morcegos são as mesmas, o diferencial é apenas a proporção dos ossos. Assim como você abre e fecha os dedos, os morcegos abrem e fecham os “dedos” das asas para ajustar o ângulo do vôo ou a direção, isso torna seu vôo muito mais dinâmico e radical do que qualquer ave. Os ossos das asas são ligados por uma membrana muito fina e elástica que também está ligada aos pés do morcego. Ao contrário das aves, as asas dos morcegos não são aerodinâmicas, o que dificulta muito o vôo, por isso morcegos precisam de toda energia possível para voar. Isto explica uma peculiaridade particular dos morcegos: ficar de cabeça para baixo! Ficando nesta posição facilita na hora de alçarem o vôo, além do mais, digamos que morcego não tem outra opção, pois sua estrutura física não permite que andem por longas distâncias devido à estrutura das perninhas; de cabeça para baixo podem, usar suas asas para se protegerem melhor, seus pés e tendões são perfeitamente adaptados para se segurarem de ponta cabeça, assim podem tranqüilamente tirar uma longa sonequinha durante o dia!
Morcegos não são cegos como grande parte das pessoas pensam. Pois fique sabendo que algumas espécies enxergam até 10 vezes melhor que você! No entanto, a maioria dos morcegos enxergam em preto e branco, é claro que isso não é problema para seres adaptados para a vida noturna. Alem de que eles podem se orientar pela ecolocalização – um sistema que funciona como um biossonar, emitindo ondas sonoras imperceptíveis aos ouvidos humanos; assim podem localizar um obstáculo e calcular tamanho e distância do mesmo! Legal né?
MORCEGOS PELO MUNDO!
Vamos conhecer algumas espécies carismáticas de morcegos:

Raposas Voadoras – os maiores morcegos do mundo habitam regiões da Ásia, Oceania e África. Levam este nome devido sua cara ser parecida com a de um cão. Podem chegar a dois metros de envergadura. Apesar do tamanho não devoram de nada além de frutos e néctar, nem habitam cavernas sombrias e úmidas, podem ser encontrados empoleirados em praças públicas em algumas cidades! Este grande e simpático morcego também ajuda na polinização. Mas por outro lado também servem de alimentos em algumas dessas regiões para os moradores locais.



Morcego Branco – esta espécie não é uma anomalia genética por falta de pigmentação, é simplesmente um morcego branco. Assim como as raposas voadoras eles não podem ser encontrados em nosso país; são nativas na Nicarágua, Costa Rica, Panamá e Honduras. Este espécie é bem pequena e fofa (e até lembram marshmallows), durante o dia se abrigam em “barracas” de folhas de heliconia uma planta nativa.


ooouuunnt... fala que você não achou bonitinho?
                                               
Morcego Nariz de Porco - também chamado de Morcego Kitti, este é o nome popular da menor espécie de morcego catalogada. Mede apenas três centímetros e treze de envergadura. É encontrado na Tailândia.  
            


Morcego orelhudo – como o nome já diz a principal característica desta espécie são as orelhas enormes, vivem em florestas e no frio ficam em abrigos subterrâneos. Quando caçam voam rente ao solo procurando insetos rasteiros como aranhas. Não é encontrado no Brasil.


ALGUMAS CURIOSIDADES:
· Morcegos hematófagos fêmeas podem levar alimento (no caso o sangue) para mamães em período de amamentação ou que foram mal sucedidas na caça durante a noite.
· Os maiores predadores naturais do morcego quem diria são os gatos domésticos.
· Morcegos podem se alimentar de frutas, néctar, peixes, insetos, pequenos vertebrados, sangue e na busca por sobrevivência podem se alimentar de outros morcegos.
· Morcegos que vivem em regiões geladas hibernam por dois ou três meses.
·  Morcegos podem viver até 30 anos.
· A desmoteplase, substância anticoagulante presente na saliva de morcegos hematófagos vem sendo estudada no tratamento de derrames e ataques cardíacos.
· Hematófagos atacam sempre a mesma vítima noite após noite. Fazem isso para aproveitar a ferida já aberta na noite anterior. A desmoteplase impede que o sangue coagule e a ferida feche.
· Na Escócia o valor de casas antigas e castelos sobem consideravelmente se estiverem infestados de morcegos.
· Na China morcego é o símbolo da felicidade.
· São os maiores comedores de insetos do mundo.
· Polinizam.

O desmatamento, o uso de pesticidas rurais e a matança desordenada ainda são as grandes causa de morte e desaparecimento de morcegos pelo mundo. Segundo o IBAMA só no Brasil, nove delas correm risco de desaparecer. Nos Estados Unidos, o panorama é igualmente temível. Muitas pessoas ainda consideram os morcegos como criaturas feias, assombrosas, de mau agouro. Infelizmente fábulas e contos antigos ainda demonizam muitos estes bichinhos. Não podemos nos esquecer que feios ou bonitos; grandes ou pequenos todos os animais tem um papel fundamental na natureza e deve ser respeitado e preservado. Isso se chama conscientização!
Pense que sem eles haveria um desequilíbrio ecológico e até mesmo você poderia ser afetado com isso!

Deya Dias - Ambientalista
Dourados - MS
11/09/2015

6 comentários:

  1. Deya arrasoouuuuuu!!!! Mais eu não compraria uma casa infestada de morcegos! Kkkkk
    Eu sabia a importância deles na natureza, mas você discriminou bem os benefícios, parabéns!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns...ótima matéria...
    E bem lembrado o Pai da àgua: Cerrado.
    Estou c 300 mudas nativas p a semana florestal.
    Bjs.

    ResponderExcluir