quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Ypês: Explosão de Cores no Cerrado



O que vem á as mente quando se fala no Cerrado? Um lugar cheio de pedras, vegetação cinza, plantas espinhentas e rasteiras, árvores pequenas e tortas, animais peçonhentos e perigosos? Você está redondamente..... Certo! O cerrado é tudo isso sim, mas também há belezas incomparáveis, e cenários lindos, algo que remete a savana africana, com um belíssimo pôr do Sol como paisagem de fundo! Consegue imaginar?
No período entre Maio e Agosto, que é a época da seca no cerrado acontece um dos maiores espetáculo neste bioma: a floração dos ipês!

O Ipê ou Ypê é uma árvore típica do cerrado, mas também pode ser encontrada em larga escala na mata atlântica, assim como em praticamente toda a extensão territorial brasileira. O que torna a floração dos ipês tão majestosa no cerrado é exatamente este contraste com a paisagem seca e cinza do cerrado brasileiro. Com cores incríveis os ipês acabam sendo uma atração turística deslumbrante aos olhos de quem vê!
Podemos encontrar os ipês em diversas cores:
Amarelo: o ipê amarelo também conhecido como ipê comum, é o mais comum entre os ipês e considerada uma das árvores símbolos do Brasil pela cor amarelo vivo!



                                                                                                                       
Rosa: o ipê rosa é bastante utilizado em paisagismos em cidades, plantadas em canteiros, praças. Quando florescem nas cidades dão um ar de graça e beleza entre prédios e avenidas movimentadas. Pode ser usada para recuperar áreas degradadas, e é altamente resistente em áreas onde existe contaminação por metais pesados.




Roxo: uma grande descoberta da medicina envolve esta espécie de ipê. Cientistas americanos descobriram na casca do ipê roxo uma substância anticancerígena, câncer este que ataca pulmões e pâncreas. Mas além disso o ipê roxo tem outras propriedades medicinais pois possui uma grande ação anti-inflamatória, antibiótica, antitumoral e analgésica.




Branco: também ricamente usada como árvore ornamental e para reflorestamento.




Ipê vem do tupi-guarani e significa “árvore de casca grossa”. Todos os ipês se despem de todas as suas folhas para florescer, quando vemos as copas carregadinhas de flores percebemos que não nem mesmo uma folhinha. Pode ser comparada em real beleza como as cerejeiras japonesas. A madeira de ipê é usada em grande escala na construção civil para acabamentos e móveis rústicos. Apesar de ser tão ricamente usado nossos ipês não correm o risco de sumirem do mapa.


Ypê sem flores é uma árvore "comum"


Vagem com as sementes que são facilmente espalhadas pelo vento por serem muito leves


É lindo observarmos a natureza sem destruí-la, não é mesmo? E mais ainda é preservar, fazer a nossa parte para que nossos filho e netos e os filhos deles possam desfrutar da natureza aquilo que desfrutamos agora: a explosão de cores dos ypês do Cerrado!

 Deya Dias - Ambientalista
Dourados – MS
19/08/2015







3 comentários: