sábado, 25 de junho de 2016

Frutas do Cerrado


Vocês lembram que há algum tempo o Blog fez um Ecopost sobre os Ypês, árvores tipicas do cerrado? (http://verde-mente.blogspot.com.br/2015/08/ypes-explosao-de-cores-no-cerrado.html) Muito bem, hoje vamos continuar homenageando esse bioma incrível pois vamos falar das frutas típicas de lá. Deliciosos sabores!!
Agora vamos conhecer os sabores típicos do Cerrado?
Faremos uma deliciosa viagem pelas iguarias naturais deste bioma maravilhoso! Algumas das frutas mais exóticas do Brasil se encontram aqui. Alguns de sabor doce, outras com cheiros estranhos, pequenas e grandes.
Baru: o que se aproveita neste fruto e sua castanha, animais como pequenos roedores e gado podem se alimentar da poupa da fruta. O baru é fruto de uma árvore grande e bem copada, que vem sofrendo devido ao desmatamento e corte ilegal para queima e obtenção do carvão vegetal.Sua castanha pode ser torrada para degustação!



Buriti: o fruto do buriti pode ser usado in natura, em forma de doce, licor ou sobremesa. O óleo extraído pode ser usado como um vermífugo natural. A presença da palmeira buriti é um indicador natural de água. Pois fica sempre próximo de alagados, brejos e encosta de rios e córregos.

       Cacho do buritizeiro      


Cagaita: uma frutinha bem pequena de cor amarelada e sabor ácido. Pode ser apreciada como suco, geleia, mas quando consumida in natura deve-se o cuidado de não ingerir grandes quantidades  pois é um poderosíssimo laxante natural.



Guavira: ou gabiroba, uma frutinha bastante pequena e de sabor doce. Dá em arbustos no meio da vegetação típica do cerrado. Consome-se somente a poupa que é bem aquosa descartando a casquinha. Lembra uma minúscula goiabinha.



Jatobá: esta fruta exótica tanto no sabor, quanto sua forma e cheiro. Os nativos do cerrado a conhecem pelo desagradável cheiro de sua polpa, que tem características de fezes humanas. Isto mesmo, esta frutinha típica cheira cocô! Tem uma casca forte, seca coberta por pequenos pêlos, onde para consumir o fruto é preciso quebrar, suas sementes são redondas e envoltas na polpa de cor amarela pálida.



Macaúba: também vem de uma palmeira típica, seus frutos dão em cachos, são bem redondinhos, pode-se consumir desde a polpa amarelinha e doce, a castanha (tendo cuidado com uma surpresinha gosmenta que vive lá dentro) que é bem oleosa e branquinha coberta com uma casquinha fina e crocante. O óleo extraído parece muito com o de oliva, e vem sendo usado nos setores de alimento e farmacêutico. A macaúba é usada na Europa para fabricação de biocombustível.



Mamica-de-Cadela ou Mamacadela: por que o nome? Simples seus frutinhos são leitosos e furadinhos parecendo com “tetas” de uma cadela em fase de lactação. É bastante saborosa, mas muito difícil de ser encontrada por ser um arbusto muito pequeno e dar poucas frutinhas, a mamica de cadela tem sido um poderoso aliado no tratamento do vitiligo, doença dermatológica.



Mangaba: também é uma fruta leitosa, mas muito saborosa de poupa suculenta e macia. Um sabor que vai de ácida e doce.



Pequi: com certeza a fruta mais consumida na região do cerrado. Na época de sua safra os moradores locais saem bem de manhãzinha na busca dos frutos que caem no chão durante a noite. Seu fruto é coberto por uma grossa casca verde, esta deve ser cortada com cuidado para não danificar a poupa que é amarelinha. Muito saboroso o pequi é cozido com arroz, frango ou só. Uma verdadeira iguaria da cozinha do cerrado. A castanha também pode ser consumida depois que a casca que a envolve seca. Esta casca que envolve a castanha é cheia de pequenos espinhos que podem machucar seriamente quem come esta fruta sem tomar os devidos cuidados e precauções.



Detalhe de um pequi aberto com seus perigosos espinhos à mostra!

                                                                                                               
Pitomba: uma fruta pequena e redonda, sua casca deve ser quebrada para se consumir a polpa que é envolta na semente. Sua poupa não é tão suculenta sendo apenas uma camada sedosa e branca. Seu sabor é agridoce.



Marmelo do Cerrado: preta, redonda e brilhante definem essa fruta tipica do cerrado brasileiro. É uma fruta extremamente doce, daquelas que só da comer uma.



O cerrado realmente tem muitas belezas que merecem ser vistas, ouvidas e saboreadas. Grande parte das frutas mencionadas,  já viraram sabores de sorvetes e picolés, que podem ser apreciados não somente na região como em outros lugares do país.
Nosso país é rico em sabores que fazem toda a diferença no mundo. Nosso dever é ajudar na preservação e cuidado do que é nosso.

Deya Dias - Ambietalista
Dourados – MS
25/06/2016






4 comentários:

  1. Boa tarde como poderia fazer contato com pessoas que queiram trocar ou vender sementes ou mudas destas frutas.
    pesqueirarui6@gmail.com /(21)997852489
    RUI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rui,
      desconheço vendedores diretos mas espero que este site possa ajuda-lo:
      http://www.ibflorestas.org.br/comprar-sementes-nativas.html

      Excluir
  2. Eu preciso descobrir o nome de uma frutinha que tenho no pomar e não consigo, alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir