quinta-feira, 26 de maio de 2016

Bromélias - diferentes e encantadoras

     

Diferente das flores digamos “normais”, as bromélias tem suas pétalas mais duras, achatadas, rígidas e largas semelhantes a folhas, flores comuns tem pétalas de aspecto suave, meigo;  e convenhamos que as bromélias está longe de ser aquela florzinha linda que você imaginou dar de presente pra sua mãe ou namorada. Mas apesar de ser um tanto quanto diferente as bromélias tem um encanto único!




Vamos conhecer mais sobre esta planta peculiar? Então um pouquinho de aula de biologia agora:
“A família Bromeliaceae Juss é uma família de monocotiledôneas, que pertence à ordem dos Poales, com plantas terrestres, rupícolas ( organismos que vivem sobre paredes, muros, rochedos ou afloramentos rochosos) ou, principalmente epífitas (plantas sobre plantas, ou seja, plantas que vivem sobre outras plantas), possui 3.172 espécies, distribuídas em 58 gêneros, sendo dividida em três subfamílias: Pitcairnioideae,Tillandsioideae e Bromelioideae, no entanto, estudos recentes baseados em dados moleculares, incluem mais cinco subfamílias. No Brasil, é encontrada em todo o seu território nacional em 44 gêneros e aproximadamente 1.290 espécies, na qual, 1.145 são endêmicas. É uma família que se destaca nos neotrópicos pela enorme diversidade genérica e específica, com exceção de uma única espécie, Pitcairnia feliciana, que ocorre no oeste do continente africano.”
Viram que só no Brasil aproximadamente 1.290 espécies de bromélias? Mais incrível ainda é que 1.145 são endêmicas, ou seja, só existem aqui! Quanta responsabilidade temos em nossas mãos, espécies de bromélias que são exclusivamente nossas, encontradas em vários locais deste nosso imenso Brasil. Mas onde será que estão estas preciosidades?





Distribuídas por todo o nosso Brasil do Sul ao Norte podemos encontrar diferentes tipos de bromélias, sendo que as bromélias amazônicas sofrem de serem extintas, um dos agravantes é o contrabando de espécies, como vimos na semana passada no ecopost sobre biopirataria. Bromélias são muito fáceis de serem cultivadas, pois necessitam de pouca água, podemos encontrar bromélias na caatinga por exemplo. Mas lembrando que diferentes espécies precisam de ambientes diferentes também, nem toda bromélia sobreviveria um longo período sem água, existem bromélias que crescem em lugares úmidos como nascentes, pantanal e mangues. São verdadeiro habitat´s, que podem abrigar desde inúmeros microrganismos até insetos e pequenos invertebrados como sapinhos que gostam de residir em árvores. Importantíssima para qualquer bioma.




Mas e a dengue?
Muitos se preocupam em ter bromélias em casa por medo do Aedes aegypti – Mosquito da Dengue!! Mas vejam só que interessante o que a paisagista e arquiteta Eliane Fortino diz sobre Bromélias x Mosquito da Dengue:
“Há uma diferença entre poça d'água e a água reservada pela bromélia. A água da poça fica parada e rapidamente é colonizada por organismos como as larvas dos mosquitos, entre eles, o Aedes aegypti, transmissor da dengue.
Já as bromélias que possuem reservatórios começam a guardar água antes de seu primeiro ano de vida. Essa água é protegida pelo ambiente das folhas e se transforma rapidamente em um pequeno e rico ecossistema. A água é continuamente absorvida pela planta, suprindo-a com nutrientes. A pouca evaporação ocorre através da superfície da folha.
"Na água armazenada na roseta das bromélias ocorre uma sucessão intensa de formas de vida. O resultado é uma calda repleta de organismos que competem entre si, numa interdependência ecológica, dificultando a sobrevivência de tais larvas", diz a paisagista”.
E mais:
“Segundo informa a bióloga Nara Vasconcellos, dentro da planta, o mosquito da dengue não tende a se reproduzir. A pesquisadora também não recomenda que borrifos com a solução de água e água sanitária - eficaz no controle da evolução das larvas - sejam feitos sobre a planta. 
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC), da Fiocruz, em 2007 "apenas 0,07% e 0,18% de um total de 2.816 formas imaturas de mosquitos coletadas nas bromélias [do Jardim Botânico do Rio de Janeiro] durante o período de um ano correspondiam aoAedes aegypti e Aedes albopictus, sugerindo que as bromélias não constituem um problema epidemiológico como foco de propagação ou persistência desses vetores". (Ambas as Fontes: http://mulher.uol.com.br - autor: Silvana Rosso).
Viu como você pode ter uma bromélia em casa sem ter nenhuma preocupação!
Muitas espécies diferentes podem ser encontradas em parque e praças, visite e vá conhecer a exuberância da biodiversidade que elas lhe podem oferecer!



                                                                                                                                  
Porque o espanto? Abacaxi é uma bromélia sim! Talvez a mais famosa de todas. Apesar de ser um fruto o abacaxi é da família das bromeliáceas, ou seja uma Bromélia sim senhor!


Deya Dias - Ambientalista
Dourados-MS
26/05/2016




Um comentário: