domingo, 24 de janeiro de 2016

Poluição Hídrica - causas, definição e tratamento




Enquanto muitos acham que o bem mais precioso do planeta está no ouro, no petróleo ou pedras preciosas, nós sabemos que o bem mais valioso é a ÁGUA!
As pessoas estão preocupadas em adquirir bens materiais, riquezas e fama. Mas se esquecem que por dia milhares de pessoas morrem de sede - um bem de consumo que está se esgotando. Em todo o nosso planeta apenas 1% da água é própria para o consumo humano. Você sabe que o "apelido" da terra é Planeta Água. Infelizmente essa é uma triste realidade para nosso planetinha azul.
ÁGUA POLUÍDA - De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) água poluída é aquela cuja composição ou estado tenham sido alterados tornando-a imprópria para o consumo, seja para beber, lavar, cozinhar e etc.
POLUIÇÃO DA ÁGUA - Existem diversas maneiras de uma água considerada boa para o consumo se tornar imprópria para o mesmo. O fator industrialização é o principal para poluir a água. Mas também outros fatores são extremamente importantes para a poluição da água:
  • ·         Produtos Químicos - como pesticidas e fertilizantes
  • ·         Resíduos Sólidos - o descarte inadequado de RS pode acarretar diversos problemas tanto na água quanto no solo
  • ·         Esgoto Doméstico/Industrial - o lançamento de esgoto sem  devido tratamento em corpos d'água. Bem como a infiltração do mesmo esgoto no solo carregando as águas subterrâneas com poluição
  • ·         A precipitação de poluentes atmosféricos

No Brasil o Ministério da Saúde desenvolveu a portaria n.2.914, de dezembro de 2011. Essa portaria dispõe sobre os procedimentos de controle de vigilância de qualidade da água para o consumo humano e seu padrão de potabilidade. A portaria define o padrão da água de acordo com seu termo ou conceito.  A qualidade da água é muito significativa para que o consumo da mesma seja satisfatório. Vejamos no quadro abaixo como a qualidade da água é classificada de acordo com a aportaria n. 2.914/2011:
  
TERMO OU CONCEITO
DEFINIÇÃO
Água para consumo humano 
Água potável destinada à ingestão, preparação de alimentos e à higiene pessoal, independentemente de sua origem.
Água potável
Água que atenda ao padrão de potabilidade estabelecido nesta Portaria e que não ofereça riscos à saúde
Padrão de potabilidade
Conjunto de valores permitidos como parâmetro da qualidade da água para consumo humano.
Água tratada
Água submetida a processos físicos, químicos ou combinação destes, visando a atender ao padrão de potabilidade.
Sistema de abastecimento de água para consumo humano
Instalação composta por um conjunto de obras civis, materiais e equipamentos, desde a zona de captação até as ligações prediais, destinada á produção e ao fornecimento coletivo de água potável, por meio de rede de distribuição
Solução alternativa COLETIVA de abastecimento de água para consumo humano
Modalidade de abastecimento coletivo destinada a fornecer água potável, com captação subterrânea ou superficial, com ou sem canalização e sem rede de distribuição.
Solução alternativa INDIVIDUAL de abastecimento de água para consumo humano
Modalidade de abastecimento de água para consumo humano que atenda a domicílios residenciais com uma única família, incluindo seus agregados familiares
Fonte: Brasil (2011b)

A água como todos sabemos é um recurso natural indispensável para a sobrevivência do homem, dos animais e de todo o planeta em geral. Sendo um recurso tão valioso e se tornando cada vez mais escasso é necessário tomarmos medidas preventivas para termos o controle da poluição. Incentivos políticos, verba direcionada, conscientização, educação ambiental, direcionamento adequado do lixo e uma boa gestão profissional são fundamentais para evitar a poluição hídrica e seu tratamento.
 Fonte: Brasil (2011b)
Veja aqui algumas medidas que podem ser adotadas para evitar a poluição hídrica:

  • ·         Manter o devido distanciamento de fossas e poços rasos e profundos de água
  • ·         Tratamento adequado de chorume em aterros sanitários, cemitérios
  • ·         Preservação da vegetação em áreas onde haja recursos hídricos
  • ·         Uso racional de pesticidas e fertilizantes (ou nem mesmo usá-los)
  • ·         Planejamento do solo onde haverá plantio - principalmente onde haja nas proximidades locais com recursos hídricos
  • ·         Saneamento básico de qualidade


As águas subterrâneas estão mais protegidas que as superficiais, mas nem por isso precisam ficar desprotegidas. Quando poluídas precisam serem monitoradas e mapeadas. O tratamento de despoluição de águas subterrâneas demando um alto custo de remediação. As principais fontes de contaminação dos recursos hídricos subterrâneos são os poluentes que infiltram os solos, poços mal feitos, fossas, tanques reservatórios de postos de combustíveis, cemitérios, entre outros.

Nosso bem mais precioso esta se esgotando e o pouco que nos resta não conseguimos suprir todos os necessitados. Medidas drásticas devem ser tomadas, quanto mais poluímos menos chances de sobreviver temos em um futuro não muito distante. Tome consciência disso, em seu lar, na sua escola ou na sua empresa reduza. Conscientize, eduque, leve adiante conhecimento, juntos podemos fazer um mundo melhor para todos nós!





Principal fonte de pesquisa: Poluição e resíduos sólidos - UNOPAR  Joseane Gabriele Kryzozun Ribeiro Rubin, Giovani Renato Zonta, Rosimeire Midori Suzuki Rosa Lima, Rodrigo Menezes Trigueiro. Editora e Distribuidora Educacional S.A

Deya Dias - Ambientalista
Dourados - MS
24/01/2016



Nenhum comentário:

Postar um comentário