segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

SUSTENTABILIDADE PARA O DIA A DIA





Neste Ecopost queremos ajudar você a levar uma vida mais sustentável.
Atitudes práticas e simples que você pode ter em seu dia a dia que ajudam o meio ambiente, o mundo em que vivemos e também outros seres humanos e toda avida em geral no nosso planeta!
Quando nos tornamos mais sustentáveis em nosso dia a dia estamos contribuindo com pequenas ações que tornam a vida do planeta terra mais longa e saudável, sendo assim, sua vida também se torna mais útil e saudável!

Então vamos as nossas dicas:

ALIMENTAÇÃO
Existem muitas maneiras de ser sustentável na alimentação.
- no consumo de carnes: a lógica é simples, o alto consumo de carnes principalmente a bovina exige que uma grande quantidade de florestas, bosques, etc virem pastos. Bovinos produzem uma alta quantia de gás metano em seu processo de ruminação, isto é quanto mais vacas mais gás metano se é produzido, mais gás metano mais problemas na camada de ozônio. Entre outros problemas nada sustentáveis é o grande desperdício de água usado pra limpeza de granjas e suinoculturas.
Nossa dica: DIMINUA O CONSUMO DE CARNES, se não for possível tornar-se um vegetariano/vegano (e isto não é uma regra) diminua o consumo de carne na semana, comece com o projeto "Segunda Sem Carne" por exemplo!http://verde-mente.blogspot.com.br/2015/07/segunda-sem-carne-conheca-campanha.html
- no consumo de vegetais: bom, você pode pensar, já que o consumo de carnes pode ser altamente prejudicial para o bom equilíbrio do meio ambiente eu vou consumir mais vegetais. Mas você precisa ter consciência quanto ao consumo de vegetais também, é claro que com o crescimento da população mais se precisa produzir alimentos e para isso grandes plantações são feitas. Com isso grandes níveis de agrotóxicos, fertilizantes são  usados para que a produção de alimentos saia para sua mesa. Por isso incentivamos que você passe a comprar vegetais de agricultura familiar, onde a produção apesar de ser feita em pequena escala é mais saudável e não prejudica o meio ambiente.
Fertilizantes e agrotóxicos prejudicam o solo, o ar, os alimentos que serão consumidos, além do mais preocupante esses produtos espantam as abelhas responsáveis pela polinização da maioria dos alimentos.
Nossa dica: CONSUMA VEGETAIS PRODUZIDOS POR REDES FAMILIARES

TRANSPORTE
Seja público ou próprio você pode tomar medidas para tornar o transporte do dia a dia mais sustentável.
-público: por si só o meio de transporte público já é mais sustentável, quando tomamos um transporte coletivo e deixamos o carro ou a moto na garagem da nossa casa estamos diminuindo a emissão de gases poluentes na atmosfera. É claro que depende das nossas autoridades políticas investir em transporte público de qualidade e combustível ecológico para ajudar. Mas lembre-se que também é nosso dever cobrar deles melhorias para nossa vida!
Nossa dica: CARONA AMIGA, COLETIVOS!
-próprio: um das maneiras mais práticas de ser sustentável com carro próprio é usando biocombustível, tipo etanol. Mas claro que não é possível em muitos carros. Ter cuidado em se preocupar em que posto de combustível abastecer também é importante, pois alguns postos de combustíveis não são nada ecológicos em seus negócios.
Nossa dica: OPTE POR BIOCOMBUSTÍVEIS E POR DISTRIBUIDORES IDÔNEOS

NO TRABALHO/ESCOLA/FACULDADE
É claro que um ambiente cercado de pessoas por todos os lados, apressados, estressados na correria do dia a dia e ser o único a tomar medidas mais sustentáveis parece ser uma tarefa difícil, mas pense: boas atitudes geram bons exemplos. Por isso quando você toma uma medida sustentável no seu local de trabalho é provável que isso contagie seus colegas. Desligue o notebook quando não estiver usando ,apague as luzes do banheiro quando sair, seja cortês (boas atitudes, bons exemplos), adote uma caneca, procure não imprimir e-mails, faça suas anotações no bloco de notas do computador ou smartphone!
Nossa dica:DIMINUA O USO DE PAPEL E DESCARTÁVEIS EM GERAL

EM CASA
Na nossa própria casa talvez seja o ambiente mais propício para tomarmos atitudes sustentáveis (ou não). Ante de continuar esse texto pense um pouco: o que você faz em seu lar que você deveria estar fazendo diferente? 
A simples atitude de fechar uma torneira, apagar uma luz, tirar o microondas da tomada, separar o lixo orgânico do lixo seco, não jogar óleo de cozinha no quintal fazem toda a diferença para o meio ambiente e para a sua cidade!
Recicle a água da chuva para molhar as plantinhas, use água da máquina de lavar roupas para lavar calçadas - não use água potável para esse trabalho doméstico, pensando que tantos passam e morrem de sede seria até um crime desperdiçar tanta água boa. Tenha plantas/árvores em casa elas ajudam a purificar o ar que você respira.
Faça compostagem com seu lixo orgânico (compostagem é um meio de reciclar seu lixo orgânico transformando em adubo para uma horta por exemplo - em breve no blog um ecopost sobre esse assunto).
Nossa dica: PROCURE POSTOS DE DESCARTE DE LIXOS NÃO RECICLÁVEIS(o óleo de cozinha, e lâmpadas fluorescentes por exemplo), SEPARE O LIXO PARA COLETA, RETIRE LÂMPADAS DE CÔMODOS QUE TEM POUCO MOVIMENTO DE TRANSEUNTES (para não correr o risco de alguém ascender e esquecer)! RETIRE APARELHOS ELETRÔNICOS DA TOMADA, TROQUE AS LÂMPADAS QUENTES POR LÂMPADAS FRIAS, TENHA PLANTAS EM CASA, ECONOMIZE ÁGUA

COMÉRCIO
Esta dica não é para o comerciante, mas sim pra você que vai ao comércio fazer suas compras. Sabemos que você precisa fazer suas compras, que precisa ir ao mercado, que as crianças precisam trocar de roupas e calçados de poucos em poucos tempos devido ao crescimento rápido, que a TV queima; e são tantas opções e variedades que fica quase impossível controlar o consumismo na hora de ir as compras!
Mas pense bem, dá pra levar a sustentabilidade na hora de ir as compras. 
Primeiro: pense - você precisa mesmo daquela blusa ou daquele par de tênis? Se você não estiver precisando realmente por que levar algo que só vai fazer produzir mais lixo? 
Segundo: dá pra reciclar? - quando você compra um produto novo vai dar pra reciclar a a embalagem que ele veio (isopor por exemplo é um material muito degradante e de difícil posto de coleta para reciclagem. O produto da troca pode ser doado? Uma roupa, calçado ou um móvel pode ser doado para quem não tem, ou tem menos que você, isso também é sustentabilidade!
Terceiro: absolutamente - dispense sacolinhas, seja no supermercado, feira, shopping; coloque na sua cabeça que você não precisa delas.
Nossa dica: LEVE SUAS SACOLAS, COMPRE PRODUTOS DE EMBALAGENS RETORNÁVEIS, DOE

Em um mundo onde o consumismo e a praticidade tomam conta, buscar meios de ajudar a natureza tem se tornado cada vez mais complicado. As pessoas estão cada vez mais envoltas em seus próprios desejos de consumo. O simples ato de jogar papel na rua pode acarretar um séries de problemas: entupimento das vias de escoamento, sujeira, pode chegar as águas e animais podem engolir e consequentemente morrer.
Atitudes simples podem fazer toda a diferença para o meio ambiente.
Por último pratique os 7 R´s:


Pense mais VerdeMente, seja eco, seja SUSTENTÁVEL! 

Deya Dias - Ambientalista
Dourados - MS
08/02/2016

2 comentários: